O CEMAPE é uma sociedade civil sem fins lucrativos, cuja Diretoria é eleita, de dois em dois anos, por um Conselho Deliberativo constituído por instituições idôneas, representativas da sociedade civil. Os membros da Diretoria são personalidades, em sua maioria do meio jurídico, reconhecidamente idôneas e competentes, conscientes das suas responsabilidades na administração de mediações e arbitragens, cujos árbitros e mediadores são profissionais independentes, livremente escolhidos pelas partes, ou nomeados conforme elas próprias decidam.

O CEMAPE integra o sistema da CÃMARA BRASILEIRA DE ARBITRAGEM EMPRESARIAL da CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS DO BRASIL - CACB, atuando consoante as Resoluções do CONSELHO DAS INSTITUIÇÕES DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - CONIMA e as práticas das instituições arbitrais de âmbito interno e externo.

Nenhuma Instituição de Arbitragem pode subsistir sem credibilidade. As partes não aceitariam a administração de arbitragem através de Instituição não confiável. Esta uma das razões para acreditar na honorabilidade do CEMAPE. Ademais, o CEMAPE não é um negócio pertencente a escritório particular.
A Sociedade Civil CEMAPE nem tem fins lucrativos nem pertence a esta ou àquela pessoa em particular.

Por fim, os árbitros - que são profissionais independentes, livremente escolhidos - estão sujeitos às mesmas punições aplicáveis aos funcionários públicos. Eles exercem, de fato e de direito, uma função pública. Atentos a todos esses aspectos e enquanto parceiros de todas as entidades e pessoas que vêm contribuindo para o desenvolvimento da cultura arbitral em nosso país, temos promovido, palestras, cursos e seminários para reciclagem e criação de novos quadros habilitados ao exercício da Mediação e Arbitragem.

Temos, também, em face do extraordinário desenvolvimento das micro e pequenas empresas - vocacionadas para o crescimento sob a orientação modernizadora do SEBRAE -, procurado manter permanente parceria com essa instituição, que tem contribuído para a difusão da cultura arbitral.

 

Diretoria do CEMAPE

PRESIDENTE
MARIA REGINA PINTO OLIVEIRA MELO

Bacharel em Direito pela UFPE, Pós Graduada em Direito pelo Mackenzie nível de especialização com habilitação para o Magistério Superior e em Administração Pública pela UPE. Integrou o quadro do BNDES, onde foi admitida como advogada, por concurso público e exerceu por mais de 10 anos a Gerencia de Contencioso na Região Nordeste, até a sua aposentadoria. Fez curso de Negociação pela Fundação Getúlio Vargas. Participou de vários cursos sobre Arbitragem e Mediação, inclusive promovidos pelo BID e CACB. Especialista em Mediação e Arbitragem do quadro do CEMAPE e do Instituto Arbiter. È sócia do escritório de advocacia Maria Regina Melo e Advogados Associados especializado na área de Mediação e Arbitragem. Autora de vários artigos e da monografia: Mediação uma forma extrajudicial de resolução de conflitos. Instrutora de cursos sobre direito bancário, mediação e arbitragem.

VICE-PRESIDENTE
EMMANUEL PLÁCIDO OLIVEIRA DE MORAIS.

Bacharel em Ciências Contábeis - (UFPE). Bacharel em Direito - (FADO). Pós-graduado em Direito (UFPE), nível de especialização em Direito Civil e Empresarial, com habilitação para o Magistério Superior da Polícia - Centro de Altos Estudos Policiais/PMPE em convênio com a Fundação Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais - (FUNDAJ). Coronel da reserva remunerada da PMPE. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Estado de Pernambuco). Membro do Quadro de Mediadores e Árbitros do CEMAPE e Instituto Arbiter. Professor convidado da Escola da Magistratura do Estado de Pernambuco - (ESMAPE), onde ministrou cursos de extensão na área de mediação e arbitragem. Integrante do Quadro de Professores Honorários da Escola Ruy Antunes da OAB-PE. Sócio da Emmanuel Plácido Advogados Associados - Advocacia, Mediação e Arbitragem, desenvolvendo atividades de assistência, assessoria, consultoria acompanhamento e patrocínio de causas, nas seguintes áreas atuação: Mediação e Arbitragem (direito civil em geral e, em especial, direito do trabalho, direito de família e direito empresarial); Contencioso Judicial Cível (direito civil em geral e, em especial, cobranças, seguro privado, família, delitos de trânsito e relações de consumo); Contencioso Judicial Penal (direito penal em geral e, em especial, delitos de trânsito, penal militar e penal empresarial) e Contencioso Judicial Trabalhista (direito do trabalho em geral e, em especial, trabalhista empresarial).

DIRETOR SUPERINTENDENTE
TERTULIANO ANTÔNIO PESSOA MARANHÃO

Bacharel em Direito pela UNICAP. Sócio do Escritório de advocacia, desta Capital, Maranhão, Carvalho, Mendonça - Advogados Associados S.C. Ingressou, por concurso, no Banco do Estado de Pernambuco S.A. - BANDEPE, em 1968, onde ocupou diversos cargos, dentre eles Chefe da Divisão de Contratos e Convênios, Chefe do Departamento Jurídico, Diretor Superintendente da CAPRE - Caixa de Assistência e Previdência dos Funcionários do BANDEPE, atual BANDEPREV - BANDEPE Previdência Social, Chefe do Gabinete da Presidência, cumulativamente com a Gerência de Cobrança, aposentando-se em dezembro de 1994. Foi instrutor e palestrante de diversos cursos e seminários, versando sobre direito bancário, contratos, garantias pessoais e reais, títulos de crédito, arbitragem, etc. Participou de diversos cursos de capacitação e especialização, dentre eles e mais recentemente, de Cursos de Mediação e Arbitragem, patrocinados pelo CEMAPE e pela CACB e pelo BID. Participou, como professor, da Banca Examinadora de Direito Administrativo do Exame de Ordem da OAB/PE, realizado em 1997, nomeado pela Portaria n° 002/79. É Professor Honorário e Coordenador do Núcleo de Estudos de Arbitragem da Escola de Advocacia Ruy Antunes.

DIRETORA SECRETÁRIA
CELIANE MARIA BARBOSA BARROS.

Bacharel em Direito pela UNICAP. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-PE. Exerceu o cargo de Conciliadora Judicial no III Juizado Especial Cível (Cordeiro - Recife - PE)/TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO , no período de 1992 a 1999. Exerce desde 2003 o cargo de Diretora Jurídica da Junta Comercial do Estado de Pernambuco - JUCEPE Participou de vários Cursos sobre Arbitragem, Mediação e Conciliação, promovidos CEMAPE, INSTITUTO ARBITER, CACB, BID, SEBRAE e TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO. Especialista em Mediação e Arbitragem do Quadro de Mediadores e Árbitros do CEMAPE. Participou também de vários Cursos e Encontros de Procuradores na área do Registro Público de Empresas Mercantis, promovidos pelo Departamento Nacional do Registro do Comércio - DNRC/MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. Sócia do Escritório de Advocacia Maria Regina Melo e Advogados Associados, especializado na área de Mediação e Arbitragem. Ministrou curso de Arbitragem na Escola de Advocacia Ruy Antunes, da OAB - PE.

DIRETOR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO
CARLOS EDUARDO DE VASCONCELOS

Advogado e Consultor em Gestão de Conflitos e Tributação. Gerente de Prevenção e Mediação de Conflitos da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos. Foi Presidente do Centro de Mediação e Arbitragem de Pernambuco - CEMAPE. Vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem - CONIMA. Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. Diplomado em Formação de Negociadores pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Capacitado em Arbitragem Internacional pela CIAC (Comissão Interamericana de Arbitragem Comercial). Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem - CBAr e do Conselho Consultivo da CBMAE - Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial. Palestrante Honorário da Escola Superior da Advocacia da OAB. Professor Universitário e facilitador em Cursos de Capacitação em Mediação e Arbitragem. Autor de livro e de artigos em revistas especializadas. Sócio-Gerente de Vasconcelos Advogados.

DIRETORA
FERNANDA SANTOS BORBA

Bacharel em Direito pela UNICAP. Pós-graduada em Relações do Trabalho e Negociação pela Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco. Fez Curso de Negociação Avançada no Centro Interdisciplinar de Mediação e Arbitragem - Porto Alegre .
Curso Avançado de Arbitragem Comercial pelo CEMAPE / Instituto Arbiter. Foi Auditora Fiscal do Trabalho é Advogada e Consultora. Mediadora, credenciada pelo Ministério do Trabalho, integrante dos quadros de especialistas do CIMA/RS, do CEMAPE e do Instituto Arbiter. Cursos de Direito do Trabalho e Relações do Trabalho. Cursos de Formação de Mediadores, pelos CIMA/RS e Instituto Arbiter. Advogada-Orientadora do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Salgado de Oliveira, na Cadeira de Prática Processual de Direito do Trabalho.