Programação de cursos e eventos de 2006.


CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO

I - JUSTIFICATIVA: A MEDIAÇÃO é um meio extrajudicial de resolução de conflitos tendo a sua eficácia comprovada na construção de uma cultura de Paz. È um método não adversarial onde as próprias partes transformam situações de confronto em acordos com mútuos ganhos. No Brasil, o índice de violência é crescente e o acesso à justiça é excessivamente formal e demorado.
Assim, está em fase final de tramitação no Congresso Nacional o Projeto de Lei n.º PLC 94/02 que institucionaliza e disciplina a Mediação instituindo, inclusive, a Mediação Paraprocessual (que será parte integrante do processo judicial).

A Mediação tem caráter complementar à atividade estatal de prestação de Justiça.
O CEMAPE, em convênio com a Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco - SEJUDH, por meio de seus especialistas em mediação, já vivencia em Recife, colaborando com o Ministério Público, um projeto piloto de Mediação no âmbito do 1.º Juizado Especial Criminal - JECRIM, onde aplica técnicas que, além de promoverem o ressarcimento dos danos causados às vítimas, restauram as relações entre o ofendido e o ofensor, prevenindo a violência e obtendo a pacificação social, com índice de mais de 90% de êxito nos casos mediados.

Esse mesmo convênio com a SEJUDH prevê a Mediação Comunitária, onde o CEMAPE concede todo o suporte técnico para as mediações além da supervisão dos núcleos de mediação comunitária instalados em bairros da Região Metropolitana do Recife e cidades do interior do Estado, objetivando a prevenção e mediação de conflitos, com ênfase na diminuição da violência.

Ademais, a Mediação também é forte aliada das modernas organizações empresariais, independente de serem micro empresas ou multinacionais, pois promove o entendimento e o sentido de interdependência de seus funcionários e dirigentes, além de também dirimir conflitos com clientes, fornecedores etc. Sua técnica é também bastante eficiente para o trabalho de grupos, religiosos ou não, que se dedicam à pacificação social.


II - CARGA HORÁRIA: 04 (quatro) módulos de 20 (vinte) horas cada, durante uma semana nos meses de agosto a novembro de 2006, objetivando a formação completa em Mediação, exigida pelo CONIMA - Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem. .

III - LOCAL: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
Rua Padre Inglês, n.º 143 - Boa Vista - Recife - PE.


IV - HORÁRIO: DAS 18:00 AS 21:30 HORAS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA,
a. MÓDULO I - 28/08 a 01 de setembro
b. MÓDULO II - 18 a 22 de setembro
c. MÓDULO III - 16 a 20 de outubro
d. MÓDULO IV -20 a 24 de novembro

V - PÚBLICO ALVO: ADVOGADOS, PSICÓLOGOS, ASSISTENTES SOCIAIS, OUTROS PROFISSIONAIS COM NÍVEL UNIVERSITÁRIO, RELIGIOSOS E ESTUDANTES DO 3.º GRAU.


VI - OBJETIVOS:

- Atender a demanda por capacitação em Mediação de agentes multiplicadores, operadores do direito, profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, estudantes universitários, religiosos e integrantes de grupos engajados na disseminação de uma cultura de paz.

- Transmitir conceitos teóricos fundamentais sobre MEDIAÇÃO em suas diversas formas, estabelecendo etapas, consoante os métodos e técnicas do respectivo processo;

- Apresentar estratégias básicas do processo de MEDIAÇÃO: COMUNICAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO.

- Estudar e debater o Projeto de Lei n.° PLC 94/02 em tramitação no Congresso com ênfase na mediação paraprocessual e nas práticas restaurativas.

- Integrar os conhecimentos transmitidos com a aplicação prática das teorias aprendidas.

VII - METODOLOGIA:

A metodologia preconizada é interativa, com ênfase para os trabalhos de grupo, com vistas à vivência de experiências em processos de Mediação.

Os exercícios são fundamentais para a fixação de técnicas e desenvolvimento de habilidades que levem às mudanças comportamentais.

Serão exercitadas simulações de NEGOCIAÇÃO e MEDIAÇÃO, através da dramatização de casos reais, ensejando aos participantes a vivência de papéis diferenciados para aplicação dos conhecimentos adquiridos.

VIII - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

MÓDULO I: DE 28/08 A 01 DE SETEMBRO DE 2006.
FUNDAMENTOS DA MEDIAÇÃO VOLTADOS PARA UMA VISÃO DE COMUNIDADE.

- Direitos humanos fundamentais;
- Noções sobre o conflito;
- Comunicação positiva;
- Relacionamento Construtivo;
- Conceito, características, vantagens e etapas da mediação comunitária.


MÓDULO II: DE 18 A 22 DE SETEMBRO DE 2006.
MEDIAÇÃO AVANÇADA

- Modelos de mediação.
- Processo, etapas e técnicas.
- Negociação como estratégia da mediação.
- Comunicação no contexto da mediação.
- O mediador como facilitador do processo.
- Características, funções e habilidades especiais.
- Prática da mediação.


MÓDULO III: DE 16 A 20 DE OUTUBRO DE 2006.
MEDIAÇÃO PARAPROCESSUAL E JUSTIÇA RESTAURATIVA.

- Projeto de Lei n. PLC94/02 que institui e disciplina a mediação.
- Mediação paraprocessual.
- Justiça Criminal versos Justiça Restaurativa.
- A mediação como um dos instrumentos da Justiça Restaurativa.
- Princípios fundamentais da Justiça Restaurativa.

MÓDULO IV: DE 20 A 24 DE NOVEMBRO DE 2006.

- Estudos de casos e pratica de mediações simuladas envolvendo comunidades, empresas, grupos de pacificação e judiciais dentre outros.
- Elaboração de acordos, termos de composição civil e outros.
- Avaliação escrita e prática.
- Encerramento.

IX - INVESTIMENTO: SERÁ COBRADO O VALOR DE R$ 200,00 (DUZENTOS REAIS) MENSAIS, OU SEJA, POR CADA UM DOS MÓDULOS. CONCEDEREMOS DESCONTO PARA QUEM EFETUAR DE UMA SÓ VEZ O PAGAMENTO DE TODOS OS MÓDULOS; PARA ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO OU PARA INSTITUIÇÕES COM MAIS DE UM PARTICIPANTE.

X - INSTRUTORES:

CARLOS EDUARDO DE VASCONCELOS - Advogado - Gerente de Mediação de Conflitos da SEJUDH - Diretor do CEMAPE.
MARCIA GAMA - Pedagoga - Presidente do Espaço Família
MARIA LISETE GALVÃO CORDEIRO DE QUEIROZ - Psicóloga - Consultora do CEMAPE
MARIA REGINA PINTO OLIVEIRA MELO - Advogada - Presidente do CEMAPE
SUELY NUNES CORDEIRO - Administradora -Consultora do CEMAPE

XI - MAIS INFORMAÇÕES:

PELOS TELEFONES: 3424.7222 (falar com Goreth) 3243.8262
PELO NOSSO E-MAIL : falecom@cemape.org.br
NO CEMAPE: Rua do Bom Jesus, 215 - 2.º andar - Recife Antigo.


XII - INSCRIÇÕES
Utilizar a ficha de inscrição anexa, entregando ao CEMAPE, acompanhada do comprovante de depósito na conta do CENTRO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE PERNAMBUCO - CEMAPE ( 479 - BANK BOSTON - Ag. 0062 - Conta Corrente 00670493 - CNPJ 04.307.640/0001-08) da primeira parcela e de 3 cheques pré-datados para os meses de setembro, outubro e novembro, referentes aos três últimos módulos.

XI - CERTIFICADOS: Após a conclusão do curso o CEMAPE outorgará aos alunos aprovados, o certificado de Capacitação em Mediação, dentro das normas do CONIMA, com o qual o interessado estará habilitado a atuar como Mediador de Conflitos, em todo território nacional, podendo, ainda, integrar o corpo de seus Mediadores.


XII - VAGAS : 35 (TRINTA E CINCO)